Como Visualizar o Relatório de Turmas no Ludos Pro

Criada por Herikyson Oliveira, Modificado em Ter, 20 Mai na (o) 4:13 PM por Herikyson Oliveira

Para acessar o relatório, vá até o menu lateral e selecione a opção de relatórios, clique na aba Turmas para visualizar as informações relacionadas às turmas e seus usuários.

Entendendo o Relatório de Turmas

Quadro 01:

1. Usuários Cadastrados e Usuários Ativos

No topo do relatório, você verá dois indicadores importantes:
Usuários cadastrados: mostra o total de usuários registrados no sistema.

Usuários ativos: indica quantos desses usuários estão ativos, ou seja, participando das atividades ou utilizando o sistema naquele momento.

No exemplo do print, temos:

  • Usuários cadastrados: 4

  • Usuários ativos: 2

2. Quantidade de Usuários por Turma

Abaixo dos indicadores, há um gráfico que apresenta a quantidade de usuários por turma em uma data específica, que neste caso é 14 de maio de 2025.

  • Cada barra representa uma turma, e a altura indica a quantidade de usuários naquela turma.

  • No gráfico, as turmas aparecem no eixo horizontal, e o número de usuários no eixo vertical.

  • As cores das barras podem diferenciar tipos de usuários ou status, conforme a configuração do sistema.

No exemplo, as turmas Grifinória e Sonserina têm cada uma uma quantidade semelhante de usuários, entre 1 e 2.

Obs: Você também pode verificar os indicadores por performance, progressão e conclusão.


3. Filtros e Opções

- É possível filtrar os dados por turma utilizando o menu suspenso no canto superior direito, onde está escrito "Todas as turmas".
 - Também há opções para exportar o relatório para Excel, e visualizar dados por outras métricas, usando os ícones ao lado do filtro.


Visão geral do Progresso e Desempenho dos usuários

Quadro 02:

Na aba Resultados, você pode acompanhar o desempenho individual dos usuários em um curso ou trilha de aprendizagem. A imagem acima mostra um exemplo dessa visualização com os seguintes campos:

  • Usuário: Nome e e-mail da pessoa que está realizando o curso.

  • Progressão: Percentual do conteúdo concluído até o momento. Neste exemplo, o usuário completou 10,64% dos cursos atribuídos à turma.

  • Performance: Refere-se ao aproveitamento nas atividades realizadas. O usuário teve o desempenho de 85,13% de acertos nas etapas que concluiu.

  • Data de Conclusão: Aparece preenchida quando o curso for finalizado. Neste caso, ainda não foi concluído.

  • Tempo de Conclusão: Indica quanto tempo o usuário levou para finalizar os cursos e atividades da turma. Caso ainda esteja em andamento, aparece como "Nenhuma conclusão".

Essa tela permite filtrar usuários, buscar nomes específicos e ordenar por cada uma das colunas para facilitar o acompanhamento dos resultados.

Conquistas e Certificados – Destaques do Relatório

Quadro 03

Na parte final do relatório de resultados, você encontrará um resumo das conquistas e certificados mais recorrentes entre os usuários da sua plataforma. Esses indicadores ajudam a visualizar quais metas estão sendo mais atingidas e quais certificações têm maior emissão.

Conquista mais concluída

  • Juntar 250 moedas foi a conquista mais completada.

  • 2 usuários atingiram essa meta e receberam a conquista correspondente.

Certificado mais emitido

  • O certificado "Mago dos Magos" foi o mais distribuído.

  • 2 usuários concluíram os critérios necessários e receberam esse certificado.


Resumo das turmas - Acompanhamento de Desempenho por Grupo

Quadro 04:

Na aba Resumo das Turmas, você tem uma visão geral do desempenho coletivo de cada turma criada na plataforma. Esse painel permite comparar resultados e identificar quais grupos estão mais engajados e com maior progresso.

Indicadores disponíveis por turma:

  • Turma: Nome da turma cadastrada (ex: Grifinória, Sonserina).

  • Jogadores: Quantidade de usuários ativos na turma.

  • Performance: Média de acertos nas atividades, expressa em percentual.

  • Conclusão: Progresso médio das trilhas ou cursos (mostrado como percentual e status).

  • Pontos: Total de pontos acumulados pela turma.

  • Moedas: Total de moedas conquistadas no sistema de gamificação.

Exemplo prático:
  • Grifinória teve 1 jogador com performance de 94,41%, trilha concluída, acumulando 1.053 pontos e 1.131 moedas.

Sonserina também teve 1 jogador, mas com performance de 44,94%, apenas 10,53% da trilha concluída, e acumulando 40 pontos e nenhuma moeda.

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