Mecânica de SCORM

Criada por Marcella Dantas Ma, Modificado em Qua, 3 Mai, 2023 na (o) 3:12 PM por Livia Trentin

A mecânica de SCORM permite que os jogadores acessem pacotes de atividades iterativas produzidas em outras ferramentas no formato SCORM, e pontuem de acordo com a sua performance.


Como preparar um pacote SCORM para o Ludos Pro

Na mecânica de “SCORM” é possível utilizar conteúdo no formato SCORM 1.2 e SCORM 2004.


O Ludos Pro considera como um pacote SCORM um arquivo .ZIP contendo todos os arquivos que compõem a peça. IMPORTANTE: o arquivo de manifesto (imsmanifest.xml) deve estar contido na raiz do arquivo ZIP conforme exemplo abaixo. 

Requisito para utilizar o SCORM no Ludos Pro


Caso você possua um domínio proprietário, como por exemplo, suaempresa.com.br é necessário que você realize a configuração de DNS para utilizá-lo. 


É necessário que seja criado uma entrada de DNS do tipo CNAME com o nome scorm e valor ludospro-serverless.azurewebsites.net, conforme exemplo abaixo. 

Como cadastrar um novo SCORM?


No canto inferior da tela, clique no botão “+” e escolha a opção “Mecânica”. Em seguida, selecione a mecânica de SCORM entre as opções disponíveis.

Cadastrar as informações em um SCORM é muito simples. O primeiro passo é escolher um nome para essa mecânica e a pontuação dada de acordo com a performance dentro do pacote de atividades. IMPORTANTE: Essa mecânica trabalha com uma divisão automática de pontos pela porcentagem de performance dos usuários.


Regra de pontuação do SCORM no Ludos Pro

Os pontos são creditados ao usuário que finalizar a mecânica de SCORM seguindo a seguinte regra:


  • Pontos ganhos no Ludos Pro = Total de pontos cadastrados na mecânica SCORM * Performance da mecânica SCORM.
  • Exemplo: Se você cadastrar uma mecânica SCORM com um total de pontos igual a 100 e o usuário executar uma performance de 70%, logo seus pontos nesta mecânica seriam 100*70%, ou seja a pontuação final seria de 70 pontos.


A Performance da mecânica SCORM é calculada levando em conta variáveis do SCORM (Scorm Data Model) e a seguinte regra:

  • SCORM 1.2: Performance da mecânica SCORM = (cmi.core.score.raw / cmi.core.score.max) * 100
  • SCORM 2004: Performance da mecânica SCORM = (cmi.score.raw / cmi.score.max) * 100


No campo “Introdução” você pode explicar brevemente o assunto a ser abordado na atividade, mas ele não é obrigatório.

Selecione o arquivo. ZIP com o seu pacote SCORM.


O que o Ludos Pro considera no SCORM 1.2 Data Model:

cmi.core.lesson_status – Armazena o valor para efeito de relatórios

cmi.core.score.raw- Armazena o valor e é utilizado para cálculo da performance

cmi.core.score.max – Armazena o valor e é utilizado para cálculo da performance

cmi.interactions.n.id - Armazena o valor para efeito de relatórios

cmi.interactions.n.result - Armazena o valor para efeito de relatórios

cmi.interactions.n.student_response - Armazena o valor para efeito de relatórios


O que o Ludos Pro considera no SCORM 2004 Data Model:

cmi.completion_status - Armazena o valor para efeito de relatórios

cmi.success_status - Armazena o valor para efeito de relatórios

cmi.score.raw- Armazena o valor e é utilizado para cálculo da performance

cmi.score.max – Armazena o valor e é utilizado para cálculo da performance

cmi.interactions.n.id - Armazena o valor para efeito de relatórios

cmi.interactions.n.result - Armazena o valor para efeito de relatórios

cmi.interactions.n.student_response - Armazena o valor para efeito de relatórios

Para finalizar, clique em “Gravar”.

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