Como criar um curso e sua estrutura:

Criada por Marcella Dantas Ma, Modificado em Qua, 27 Mar na (o) 10:55 AM por Marcella Dantas Ma

No painel administrativo do Ludos Pro você encontra no menu a sessão “Curso”, no qual será utilizado para criar, e gerenciar os conteúdos da sua plataforma e as trilhas de conhecimento.

Para criar os cursos você precisa navegar no menu lateral a esquerda em "Cursos/Rota de aprendizagem" > "curso":


Clique no símbolo "+" (criar curso):



Dentro da página de criação de curso, você irá encontrar na primeira aba, as informações básicas do seu curso, como: nome, imagem de capa, descrição, carga horária (Veja neste artigo como funciona o cálculo de carga horária inteligente) e estilo de trilha. 

Essas serão as primeiras informações que o usuário irá visualizar em sua página de cursos.


Adicione uma descrição para seu curso, neste campo: 


Você pode informar quem é o criar do curso, incluir seu nome e sua foto:



Disponibilize materiais de apoio para este curso, com eles, o seu usuário poderá se aprofundar muito mais no assunto, lendo, por exemplo, um e-book ou assistindo um vídeo mais extenso sobre a matéria:




Selecione se será uma trilha lúdica ou clássica, clique em "ver exemplo" para observar esses dois modelos:


Após cadastrar as informações básicas do curso, está na hora de adicionar seu conteúdo. É neste momento em que você começa a desenvolver sua trilha de aprendizagem, dividindo-a por módulos, atividades e mecânicas (visite aqui para ver como criar uma mecânica no Ludos Pro).


Importante, não há limites para o número de módulos, atividades ou mecânicas a serem cadastradas na plataforma, mas vale lembrar que pequenas doses de conteúdo ajudam na absorção e melhoram a dinâmica do seu aprendizado, por isso, tente sempre destrinchar seu conteúdo, tornando seu processo de aprendizado mais efetivo e menos tedioso.



Observe que assim que criar seus conteúdos e inserir recompensas, a plataforma irá calcular quantos pontos e moedas são alcançáveis neste curso de acordo com a sua configuração:



Observação: Após finalizar o cadastro de seu conteúdo, você pode utilizar a ferramenta de Smart Balance para redistribuir uma nova quantidade de pontos e moedas para as atividades e mecânicas de seu curso com a nossa inteligência artificial:


Clique aqui para ver como funciona o Smart Balance.

PERMISSÕES: 

Agora, está na hora de editar as permissões de seu curso. É nesta sessão onde você poderá escolher quais turmas ou usuários poderão acessar seu curso junto com quais administradores da sua plataforma poderão editar este curso.


Obs: Caso você queira deixar seu curso disponível para todos os usuários da sua plataforma, basta acionar o botão de "Atribuir todos usuários da plataforma", dessa forma, todos terão acesso. Mas lembre-se, com esta opção ativada, caso você adicione um novo usuário, ele também terá acesso instantaneamente ao seu curso. E essa dinâmica irá impactar diretamente em seus relatórios, não sendo possível filtrá-lo por turmas. 

Após cadastrar seu conteúdo, e editar suas permissões, salve seu curso e volte para a tela inicial para habilitá-lo. Assim, após habilitá-lo, ele ficará disponível para seus usuário.



Dica: Caso você queria ainda fazer algumas edições antes de publicar, deixe a chave desativada, assim você não corre risco de seus usuários visualizarem seu curso sem que ele esteja terminado. 



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